Magazine de culinária vegetariana... dicas, informações nutricionais, curiosidades, notícias...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

1 Alimento » Quinoa - Quinua


QUINOA
2013 é o ano internacional deste grão...



Definição: Quinoa (pronuncia KEEN-wah) é um grão muito importante na alimentação vegetariana pois é completo a nível de proteínas. Contém os nove aminoácidos essenciais, em proporções adequadas, para suportar as necessidades nutricionais de uma pessoa. Tal não acontece na maiorida dos vegetais. in About.com (tradução livre)


Um pouco de História:

"A quinoa, também chamada de "arroz dos Incas", é originária da América do Sul. Era dos alimentos de sobrevivência mais utilizados, devido à sua riqueza nutricional, sobretudo a nível proteico. Pode ser usada em sopas, bolachas, purés, sobremesas, ou como acompanhamento de pratos de legumes. Neste caso prepara-se de forma idêntica à do arroz.A quinoa era cultivada no Império Inca e o seu uso remonta a mais de 5000 anos atrás. O seu cultivo fazia-se desde o Peru até à maior parte da Bolívia, Equador, Chile e Argentina." in centrovegetariano
planta
Com a chegada dos espanhóis, a quinoa difunde-se pelo território Inca e fora deste. Sendo que as primeiras sementes enviadas para a Europa chegaram mortas e sem poderem germinar, provavelmente devido à humidade da travessia marítima.
Durante o processo de domesticação da quinoa ocorreram modificações morfológicas desta, tais como o aumento do tamanho da planta e da semente, perda dos mecanismos de dispersão da semente e altos níveis de pigmentação. Hoje em dia temos uma planta com um nível alto de produção das suas sementes de cores claras. O Homem andino seleccionou esta planta de acordo com o tipo de uso que lhe daria e pela tolerância a factores externos. in Quinua2013 (tradução livre)

Tipos de Quinoa:
"Chullpi" para sopas; "Coytos" para farinha; "Utusaya" para resistir à salinidade; "Witullas" e "Achachinos" para resistir ao frio; "Kcancollas" para resistir à seca, "Quellus" ou amarillas para alto rendimento, "Chewecas" para resistir ao excesso de humidade; "Ayaras" com alto valor nutritivo; entre outras.
As variedades "Jataco" ou "Llipcha" são silvestres e usadas como plantas medicinais pela população andina. in Quinua2013 


sementes
Como conservar:
Conservar em locais secos, frescos, e longe de luz solar.


Como cozinhar:
Lavar os grãos de quinoa antes de cozinhá-los. Ferver 2 a 3 medidas de água para uma dos grãos e adicioná-los em seguida. Deixar cozinhar tapado até a água ter evaporado em lume brando (cerca de 12min)

Valor nutricional:
por 100g:
* valor energético: 360Kcal
* proteínas: 12,5g
* hidratos de carbono: 58,4g
        - 3,5g açúcares, 
        - 6,5g gorduras (0,8g saturadas; 2,2g monoinsaturadas; 3,5g poliinsaturadas; 0,1mg colesterol)
* fibras: 9g
* sódio: 0,003g
in Naturalia

para mais informação ver TABLAS PERUANAS DE COMPOSICIÓN DE ALIMENTOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha com o Nhami Food os teus pensamentos! =)